Em despacho, desta terça-feira, o juiz Loraci Flores de Lima, titular da Justiça Federal, rejeitou os embargos declaratórios da defesa do ex-reitor da Universidade Federal de Santa Maria Paulo Jorge Sarkis. O pedido do advogado de defesa do réu, Fábio Fayet, tinha sido protocolado junto à Justiça Federal, ainda no dia 9 deste mês.
Recentemente, no último dia 10, o juiz Loraci Flores de Lima também havia negado o mesmo pedido por parte do advogado Bruno Seligmann de Menezes, que cuida da defesa da família Fernandes - José Antônio (economista, professor aposentado da UFSM e um dos donos da Pensant), Lenir, Ferdinando e Fernando.
Os chamados embargos de declaração - que não são propriamente um recurso, mas integram parte do processo - têm como função principal ajudar a sanar contradições, omissões, ambiguidades e obscuridades em sentenças e acórdãos.
O Diário chegou a falar com o advogado de Paulo Jorge Sarkis, mas ele está em uma reunião. Fayet falará com a reportagem ao fim do compromisso.